Como degustar whisky escocês

Minha relação com o whisky sempre foi meio conturbada. A primeira vez que experimentei a bebida foi na minha festa de 15 anos e confesso: não gostei. Depois de seis anos bebi whisky novamente, dessa vez em Edimburgo, na Escócia.

Edimburgo - Escócia

Edimburgo – Escócia

O Scotch Whisky Experience é um dos mais procurados passeios turísticos de Edimburgo. A destilaria conta a história do whisky e, em um mini curso, ensinam você a degustar o famoso whisky escocês. Posso falar? Me surpreendi, achei incrível.

Tour fabricação de whisky - The Scotch Whisky Experience

Tour fabricação de whisky – The Scotch Whisky Experience

O tour começa com o processo de fabricação da bebida, você entra no carrinho em formato de barril, estilo esses de parque de diversões, e ele te guia de forma bem didática, contando sobre a história do whisky, tem até áudio em português. Os primeiros registros da fabricação do whisky apareceram por volta de 1495.

Tour - The Scotch Whisky Experience

Tour – The Scotch Whisky Experience

O whisky é produzido em uma destilaria escocesa a partir de água e cevada de malte, apenas grãos integrais e outros cerais podem ser adicionados. Então, se é integral pode ser considerada uma bebida light? Haha brincadeira. Após a fermentação o whisky permanece nos barris de carvalho por no mínimo três anos com no mínimo 40% de teor alcoólico.

Sala de degustação - The Scotch Whisky Experience

Sala de degustação – The Scotch Whisky Experience

Depois do tour, fomos direcionados para uma sala onde o guia explica sobre as quatro regiões produtoras de whisky na Escócia, cada região tem um aroma e características diferentes. Recebemos um copo e um cartão com quatro cores, cada cor tinha um aroma que seria o sabor do whisky que escolheríamos para experimentar.

Aprendendo a degustar o whisky - The Scotch Whisky Experience

Aprendendo a degustar o whisky – The Scotch Whisky Experience

Fomos levados até outra sala onde está a maior coleção de whisky do mundo com 3.500 garrafas, é inacreditável a quantidade de garrafas. A coleção era de um brasileiro chamado Claive Vidiz que passou 35 anos colecionando garrafas de whisky. Nesse link da BBC da Inglaterra tem uma matéria bem legal sobre ele.

Maior coleção de whisky do mundo - The Scotch Whisky Experience

Maior coleção de whisky do mundo – The Scotch Whisky Experience

Lá aprendemos a degustar o whisky: primeiro você analisa a cor, depois o aroma e posteriormente a pureza da bebida. Pensei em fazer um vídeo para explicar melhor, mas para descobrir a pureza, basicamente você deve girar o copo (igual vinho) e se a marca do whisky que fica na borda começar a escorrer significa que o whisky é puro e de boa qualidade.

Como já disse minha relação com a bebida é um pouco conturbada haha escolhi pelo aroma o de frutas cítricas que aparentemente era mais fraco. O whisky deve ser tomado na temperatura ambiente.

Degustação - The Scotch Whisky Experience

Degustação – The Scotch Whisky Experience

No primeiro gole quase morri haha não é ruim, mas é forte para o meu paladar, que não está acostumado. Todos os meus amigos acharam bastante forte. Experimentei, também, o sabor tabaco e tinha gosto de cigarro, achei horrível e o sabor de banana era bem parecido com a fruta banana, só que com álcool. Como todos acharam forte e muito difícil de tomar “degustando”, viramos o copo de whisky haha todo mundo ficou olhando para nossa cara e acho que pensaram: o que esses garotos estão fazendo? Um esquenta para a balada? Hahah #vergonha

Maior coleção de whisky do mundo

Maior coleção de whisky do mundo

Ah! Crianças e adolescentes menores de 18 anos podem participar do tour, mas durante a degustação elas ganham um refrigerante típico escocês.

Na saída da degustação você pode comprar os whiskies e todos os souvenirs da bebida, além de comer do restaurante Amber e tomar um café no Traditional Whisky Bar.

Visitas guiadas e preços:

Sunset Tours – disponíveis no final da tarde para pequenos grupos £13.50 (adulto), £10.50 (estudantes), crianças de 6 a 17 anos £6.75.

Gold Experience – disponíveis para visitantes individuais e para pequenos grupos, inclui degustação da bebida £23.50 (adulto), £20 (estudantes).

Platinum Tour – disponíveis para visitantes individuais e para pequenos grupos, inclui degustação da bebida e visita guiada pela coleção de whisky: Diageo Claive Vidiz Scotch Whisky Collection £25.

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 10h às 18h30 (última visita guiada às 17:00).

Onde: 354 Castlehill, The Royal Mile, Edinburgh, EH1 2NE.

Beijos,

Fer Toyomoto.

Anúncios

Deixe seu comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s