Fórum de Negócios para jovens empreendedores, Jaipur

Namastê!

Quinta-feira passada tive uma das experiências mais incríveis desde que cheguei na Índia. A Equipe TOPAZ em parceria com a AIESEC Jaipur organizou um Fórum de Negócios para jovens empreendedores, cujo principal tema era “Rise, Risk and re-discover”. O evento abrangeu inovação e criatividade.

Antes de começarmos os reitores, professores e palestrantes acendem as velas

Antes de começarmos os reitores, professores e nós palestrantes acendemos as velas

Fui convidada pela AIESEC Jaipur a dividir minha experiência de intercâmbio profissional como jornalista, juntamente com a Ritika Kapoor uma das jovens empreendedoras mais bem sucedidas no ramo de produtos orgânicos de Jaipur.

Ritika Kapoor e eu prontas para falar :)

Ritika Kapoor e eu prontas para falar 🙂

Desafio lançado. Falar durante 20 minutos em inglês para mais de 100 jovens indianos com o intuito de inspirar e criar soluções para alcançar o sucesso. Ai meu Deus, que responsabilidade!

Antes de começarmos o fórum tivemos uma reunião com o Professor M.L. Bhargava da Universidade Swami Keshvanand Institute – uma das mais conceituadas faculdades de engenharia de Jaipur – para discutirmos sobre negócios e empreendedorismo.

Reunião para conversarmos sobre negócios e empreendedorismo

Reunião para conversarmos sobre negócios e empreendedorismo

Uma das primeiras perguntas que ele me fez foi: qual a chave do sucesso? Respondi: seguir seu coração. Parece aqueles clichês dos livros de autoajuda e uma visão um tanto quanto romântica, mas é o que me faz feliz, me faz sentir viva. Continuamos a conversa e falamos sobre criatividade, inspiração e paixão pelo que se faz.

Nunca pensei ser uma fonte de inspiração para tantos jovens. Após minha fala várias pessoas vieram me agradecer e me mandaram mensagens por ter as inspirado a seguirem o seus sonhos, foi incrível, só de falar me arrepia haha.

forum de negocios jovem empreendedores jaipur japa viajante fenranda toyomoto

Obrigada pelo carinho e pelas flores, vocês são demais!

Compartilhar minha vida e ser considerada uma fonte de inspiração me fez acreditar que estou no caminho certo. A jornada é longa, mas estou muito empolgada para descobri-la.

Um dos principais motivos que me fez mudar para a Índia foi a paixão por querer explorar o mundo, descobrir novas culturas e novas pessoas. Quando tomei a decisão de me mudar para cá, eu tinha um emprego estável no Brasil, estava fazendo pós-graduação, tudo corria bem, estava confortável daquela maneira. Mas, por que ficar atrás de um computador sentada 8h por dia se eu posso vivenciar e explorar o mundo?!  Decisão tomada, hora de arriscar.

forum de negocios jovens empreemdedores jaipur india japa viajante fenranda toyomoto

Ritika Kapoor, eu, professora Maneesha Kaushik

Pedi demissão do trabalho, cancelei a pós-graduação. O que eu mais ouvi foi: “Você é maluca? O que você vai fazer na Índia?” Na verdade, não tinha certeza absoluta da minha decisão (nunca teremos), mas seguir os sonhos as vezes requer um pouco de coragem.

Os comentários eram os mais assustadores: estupro coletivo, não ter água potável , todas doenças possíveis e inimagináveis haha. Um dia meu pai me mandou um e-mail com cinco links de matérias sobre jornalistas que foram estupradas e mortas na Índia, imagina se não fiquei assustada?

Fórum de negócios jovens empreendedores, Jaipur

Fórum de negócios para jovens empreendedores, Jaipur

Desembarquei na Índia dia 06 de setembro e de lá pra cá minha percepção de mundo mudou, me redescobri como pessoa e como profissional, aprendi a valorizar as pequenas coisas e ver que o mundo é muito maior do acreditávamos ser 
possível.

Tenho muito para viver, para aprender e errar. Tenho apenas 23 anos, mas estou muito empolgada para o que a vida me reserva.

Uma lição de tudo isso?! Siga seu coração ❤

Super beijo,

Fer Toyomoto.

Anúncios

3 comentários sobre “Fórum de Negócios para jovens empreendedores, Jaipur

  1. Pingback: Tabu na Índia: menstruação |

  2. Parabéns Nandinha, essa deve ter disso mesmo uma grande experiência para você e é uma das coisas que você não vai esquecer, com certeza se ver como referencia para pessoas que nem mesmo te conhecem é muito gratificante e encorajador, te mostra que você está no caminho certo e te dá mais forças para prosseguir.
    Bjoss…

Deixe seu comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s