Prayas organização não governamental – Jaipur

Namastê!

Sábado passado fui conhecer a organização não governamental Prayas. Atualmente a organização conta com mais de 1.000 jovens e luta diariamente pela igualdade entre crianças e mulheres pobres de Jaipur, principalmente tem como objetivo a inclusão de crianças com deficiência intelectual. Acompanhei de perto uma passeata em uma favela em Raja Park em Jaipur. Da só uma olhada no vídeo.

Foi um dia inteiro de visitação e tive o prazer de conversar com a fundadora do projeto, Jatinder Arora. Uma jovem jornalista que em 1996 durante uma reportagem para um dos maiores jornais da Índia, percebeu a necessidade da inclusão social de crianças com deficiência intelectual e assim surgiu a Prayas, que significa esforço em hindi. A ONG começou com 5 crianças e hoje conta com 4 unidades e mais de 1.000 crianças.

favela-mulcumana-ong-jaipur-india-

Foto: Abhi Sharma

Prayas é a primeira organização não governamental da Índia que tem o objetivo tratar e promover o bem estar da pessoa com deficiência física e mental. Já recebeu a visita do ex-presidente dos EUA Bill Clinton e também do presidente da Índia Dr. A.P.J Abdul Kalaam.

Após conhecer toda a estrutura da escola conversamos sobre o futuro dessas crianças e todo o trabalho que é desenvolvido com elas. Fiquei extremamente feliz em conhecer esse trabalho de perto e principalmente entender o processo de inclusão. Durante toda a conversa o foco foi a educação e a mudança por um futuro melhor para essas crianças que vivem com menos de 1 dólar por dia.

ngo-prayas-india-japa-viajante

Foto: Abhi Sharma

Participar da passeata para prevenir a deficiência intelectual, na comunidade mulçumana, foi uma das experiências mais incríveis que já tive aqui na Índia. Poder contribuir de alguma forma para mudar essa realidade, por menor que seja a contribuição, me faz acreditar cada vez mais em um mundo melhor.

ong-prayas-japa-viajante-voluntariado-india

Foto: Abhi Sharma

“Education is the most powerful weapon which you can use to change the world” (A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo) – Nelson Mandela.

Super beijo,

Fer Toyomoto.

Anúncios

3 comentários sobre “Prayas organização não governamental – Jaipur

  1. Fê, que tenso!!!
    Super legal essa iniciativa de conscientizar as gravidas de não ingerirem bebida alcoólica durante a gestação.
    Sem dúvida um trabalho social muito bonito e imprescindível.

    Boa sorte e boa caminhada.

  2. Pingback: Os olhos do Rajastão |

Deixe seu comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s