Como se preparar para a primeira experiência profissional internacional?

Namastê!

Mudar para Índia não é uma das tarefas mais fáceis da vida e quando estamos falando de mudança profissional é melhor se preparar. O primeiro passo é autocontrole e autoconfiança. Haverá momentos em que você se perguntará: o que estou fazendo aqui? Outros, você sentirá uma alegria imensa e outros tudo o que você mais deseja é fazer as malas e voltar. Acredite é uma verdadeira montanha russa de emoções.

como-se-preparar-para-a-primeira-experiencia-profissional-internacional-india-japa-viajante Foto: Abhi Sharma

Sou jornalista, logo a comunicação é mais do que essencial. Agora imaginem uma redação em que seu editor não fala muito bem inglês e seus colegas de trabalho só conversam em hindi. Sim, dificuldade sempre tem, mas o importante é não se desesperar.

Haverá momentos em que você começará a comparar o método de trabalho, a linha editorial e todas as políticas empresariais com o seu país de origem. Esqueça as comparações, comparar é importante para avaliarmos os pontos positivos e negativos, mas um conselho?! Coloque na balança o que é realmente importante para você.

Considero um intercâmbio profissional quase como um casamento, o primeiro mês você está super empolgado e tem certeza de que você fez a escolha certa. Tudo é maravilhoso até a água que você bebe é incrível, afinal é água indiana né?!Haha, mas depois de uns meses, o que era novidade vira rotina e trabalho é trabalho em todo lugar do mundo. Ai vem a frustração. Todas as expectativas que você criou não foram supridas e você se frustra, uma dica?! Mantenha-se forte e apegue se nos pontos positivos, pois com certeza terão vários. Depois dessa fase de frustração vem o período de aceitação, você começa a entender os processos e toda a metodologia do novo trabalho e começa a gostar do que você está fazendo.

Toda trabalhada na tatuagem de henna Toda “trabalhada” na tatuagem de henna haha

Algumas dicas que considero importantes para o processo de adaptação do novo trabalho:

– Pergunte. Pergunte sobre tudo, para todos. Haverá resistência de alguns, mas você encontrará a resposta.

– Não tenha medo de se expor, ninguém nasceu sabendo.

– Socialize. Comunicação é fundamental, o colega só fala hindi?! Comece aprendendo como se fala: Bom dia, tudo bem? Isso quebra o gelo e quebra aquele clima de você parecer um ET.

– Há uma enorme diferença cultural, o colega não entendeu seu ponto? Repita e esclareça quantas vezes for necessário, conversando é que se entende. É bem provável que você queira mudar a metodologia de trabalho e revolucionar sua empresa, mas lembre-se que mudanças impactantes requerem tempo e paciência. O chefe não acatou sua ideia logo no começo? Mostre para ele uma nova perspectiva e o por quê vale a pena investir na sua ideia.

– Observe. Observe tudo e as coisas começarão a fazer mais sentido.

– Mantenha o foco. Tudo é novidade no começo e a possibilidade de você se dispersar é MUITO grande. Lembre-se sempre sua prioridade e o motivo que te levou a mudar.

– Aprenda ao máximo sobre o seu novo trabalho.

– Saiba seus limites e saiba dizer não.

E a melhor dica?! Don’t take stress! Enjoy!

Super beijo,

Fer Toyomoto.

Anúncios

Deixe seu comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s