Intercâmbio Profissional e o Desenvolvimento da Liderança | AIESEC

Oii gente,

Em 2015, eu fiz um intercâmbio profissional pela AIESEC ESPM, onde trabalhei como produtora de conteúdo em uma agência na Índia. Acredito que uma das maiores vantagens de um intercâmbio profissional é o novo olhar para o mundo e aprender a lidar com as diferenças.

Essa resiliência e sensibilidade cultural são fundamentais para o desenvolvimento da liderança. Além da transformação profissional, a transformação pessoal é riquíssima.

Morando um ano na Índia, aprendi a pensar fora da caixinha, a me adaptar a mudanças e a resolver problemas, além de aperfeiçoar minha fluência no inglês. Acredito que essas habilidades foram essenciais para minha volta ao Brasil e para conquistar um cargo de liderança em uma empresa nacional.

Por isso, a AIESEC me convidou para contar um pouco da minha experiência como intercambista na Índia, pelo programa Talentos Globais (programa de intercâmbio profissional).

O Talento Global é uma experiência internacional em empresas durante 3 a 12 meses. As grandes áreas de atuação são: Ensino de Idiomas, Tecnologia da Informação e áreas de Administração, como finanças, gestão, RH e marketing.

Vejam como foi minha experiência e como o dia a dia em uma empresa indiana contribuiu para o desenvolvimento da liderança ❤

Algumas dicas que considero importantes para o processo de adaptação do novo trabalho em um ambiente corporativo internacional:

– Pergunte. Pergunte sobre tudo, para todos. Haverá resistência de alguns, mas você encontrará a resposta.

– Socialize. Comunicação é fundamental, o colega só fala hindi? Comece aprendendo como se fala: Bom dia, tudo bem? Isso ajuda a quebrar o gelo.

– O colega de trabalho não entendeu seu ponto? Repita e esclareça quantas vezes for necessário.

– O chefe não acatou sua ideia logo no começo? Mostre para ele uma nova perspectiva e o por que vale a pena investir na sua ideia.

– Mantenha o foco. Tudo é novidade no começo e a possibilidade de você se dispersar é MUITO grande. Lembre-se sempre da sua prioridade e o motivo que te levou a essa mudança.

– Saiba seus limites e saiba dizer não.

Se você sonha em fazer um intercâmbio profissional, a AIESEC está realizando uma Black Friday com oportunidades no exterior e agora por um valor mais acessível. Para mais informações clique aqui!

Um beijo,

Fê Toyomoto.

 

Anúncios

Deixe seu comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.