Museu das Mulheres Vietnamitas | Hanói, Vietnã

Oii gente,

Na guerra do Vietnã o país se dividiu em dois: o Vietnã do Norte, comandado por Ho Chi Minh, comunista pró União Soviética, e o Vietnã do Sul, uma ditadura militar que passou a ser aliado dos Estados Unidos e, portanto, com um sistema capitalista, onde muitas mulheres tiveram participação ativa na guerra.

O Museu das Mulheres Vietnamitas, em Hanói, possui 5 andares, com mais de 20 mil objetos de uso das mulheres vietnamitas: roupas, joias, posters, ferramentas de trabalho, tudo o que compõe o cotidiano das mulheres. Cada andar do museu é dedicado a um aspecto da vida da mulher vietnamita: casamento, família, moda, guerra e trabalho.

Confira o Museu das Mulheres Vietnamitas ❤

A batalha pela reunificação do país não poderia ter acontecido sem o sacrifício das mulheres. Elas perderam maridos e filhos e lutaram como podiam. No período da guerra, elas tinham uma vida subterrânea: escolas, creches, tinham filhos, tudo debaixo da terra.

Em dezembro de 2008, quase 50 mil mulheres receberam o título de “Mães heroicas do Vietnã” e “Herói das Forças Armadas Populares”. Além do título, elas também receberam casa e pensão.

Uma das tradições vietnamitas é a tecelagem. Cabia aos homens fazer os teares e às mulheres, cultivar o algodão, tecer o pano e costurar para toda a família. As mulheres também tinham o hábito de costurar os seus próprios vestidos de casamento, além dos presentes para a família do noivo como travesseiros, roupas e cobertores.

O algodão é o tecido mais popular e preferido dos vietnamitas. A seda é reservada para os trajes festivos e elegantes. Cada grupo pode ser reconhecido pela indumentária, que reflete a identidade e o ambiente daquele povo.

Além das exposições permanentes, o Museu também desenvolve projetos e exposições itinerantes sobre temas do universo feminino.

Vale muito a pena conhecer o museu e a história dessas mulheres inspiradoras!

Museu das Mulheres Vietnamitas
Onde:  36 Lý Thường Kiệt, Hàng Bài, Hoàn Kiếm, Hà Nội, Vietname
Quanto: 30.000 dong (cerca de 2 dólares).

Um beijo,

Fê Toyomoto.

Deixe seu comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.