Oii gente,
Sabe aquele arroz que comemos todos os dias? Pois é, antes de conhecer uma fazenda de arroz eu não tinha ideia do trabalho que dava todo o processo de plantação. Conheci a Living Land Rice Experience, em Luang Prabang no Laos.
Confira os 14 passos para plantar, cultivar, colher e preparar o arroz ❤
#1: Selecionando o Grão – Para encontrar os melhores grãos, eles são colocados em uma solução de água com sal: os que ficarem no fundo são considerados saudáveis e bons para o plantio e os grãos ruins ficam na superfície e são dados ao gado como alimento.
#2: Plantando as sementes em um local onde as condições sejam controladas, enquanto as mudas crescem.
#3: Arar o Campo – Quando as mudas estiverem fortes o suficiente, é hora de arar o campo. A Fazenda conta com o búfalo, Rudolf, para ajudar na lavoura.
#4: Transplantando as mudas e plantando-as.
#5: Irrigação – O sistema de irrigação rega automaticamente o campo e bloqueia os canais com lama. É uma técnica simples e eficaz.
#6: Colheita – Se atrasar a colheita o arroz fica inutilizável, por isso os agricultores estão sempre atentos às datas. Os talos são cortados perto da base usando uma foice, e depois deixados para secar ao sol por alguns dias.
#7: Batendo – Quando o arroz está seco, os grãos são batidos em tabuleiro para separar o talo do grão.
#8: Limpeza – Enquanto bate os caules, muitas cascas caem nos grãos de arroz. Como são mais leves que os grãos, a maneira mais fácil de separá-los é usar um “leque” para separar os grãos das cascas.
#9: Embalagem e armazenamento – O arroz é carregado em cestos para ser transportado para as casas ou para o armazenamento.
#10: Descascando o arroz – As cascas são separadas por um “dispositivo” de madeira.
#11: Separando grãos das cascas – Nos passos anteriores, as cascas foram removidas fisicamente dos grãos, mas ainda precisa separar os grãos comestíveis das cascas. Então, as mulheres usam bandejas de bambu para remover o arroz até que todas as cascas mais leves “voem”.
#12: O arroz fica de molho por três horas.
#13: Cozinhamento – O arroz é cozido no vapor por 30 minutos. Eles usam uma cesta de bambu que fica no topo de uma panela de água fervente.
#14: Hora de comer – O estágio mais fácil, comer o arroz cozido e alguns outros lanches feitos de arroz.
Living Land Rice Experience, Laos
Onde: Ban Phong Van, Luang Prabang Town
Quanto: toda a experiência custa cerca de R$ 190,00.
Espero que tenham gostado.
Um beijo,
Fê Toyomoto.